Dor mão e punho: o que pode ser?

Dor na mão e dor no punho são queixas frequentes. Elas, inclusive, não afetam apenas pessoas de determinada faixa etária ou de estilos de vida específicos. Essas dores podem variar em intensidade e duração, em forma de pontadas agudas ou desconforto prolongado.

Entenda abaixo o que pode causar esses sintomas e como essas condições são tratadas:

Principais causas de dor nas mãos e nos punhos

São muitas as condições e os contextos que podem causar sintomas como dor na mão e dor no punho. Às vezes, essas questões vêm de lesões pontuais, como fraturas e luxações. Em outros casos, o problema é mais complexo, envolvendo doenças inflamatórias e até crônicas.

Conheça as mais comuns:

Tendinite

A tendinite é a inflamação dos tendões. Essas estruturas servem para conectar músculos a ossos – e, a depender do estilo de vida ou das funções de uma pessoa, elas podem inflamar. Isso resulta em dor e sensibilidade ao redor das articulações.

Essa condição pode afetar qualquer tendão, e eles estão por todo o corpo. É possível ter inflamação em tendões nos ombros, nos cotovelos e até nos joelhos, mas o caso mais comum ocorre nos punhos. Isso porque, em geral, as mãos e os braços são utilizados com muita frequência, e movimentos repetitivos ou sobrecarga frequente podem desencadear esse processo.

O tratamento dessa condição geralmente envolve repouso, medicamentos anti-inflamatórios e, em alguns casos, fisioterapia ou exercícios para fortalecimento.

Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo acontece devido à compressão do nervo mediano. Esse nervo “nasce” na coluna torácica e percorre todo o braço, chegando às mãos e conferindo sensibilidade e movimento a esses membros. Nessa condição, o túnel do carpo, passagem estreita no punho por onde o nervo passa, é o que o comprime.

A compressão pode acontecer por uma série de motivos. O túnel do carpo é estreito, mas não “encolhe”. Inflamações em tendões, inchaço em ligamentos, edema, cistos, tumores e mais questões podem aumentar o volume do que passa por dentro dessa estrutura, tornando-a mais apertada que o normal.

Como a função dos nervos é promover sensibilidade e movimento, a compressão de algum deles causa formigamento, dormência e fraqueza no membro em questão. No caso dessa condição, esses sintomas se manifestam nas mãos, com dificuldades ligadas especialmente ao polegar, ao dedo indicador e ao dedo médio.

Essa condição é geralmente causada por movimentos repetitivos, como digitação, uso de ferramentas vibratórias e doenças como diabetes ou artrite reumatoide. Já o tratamento pode variar de uso de talas e fisioterapia até cirurgias em casos mais graves.

Tenossinovite de De Quervain

Essa doença é uma forma específica de tendinite que afeta os tendões do lado do polegar no punho. Os sintomas dessa condição incluem dor e inchaço próximos à base do dedão, dificuldade para mover esse dedo e o punho ao realizar tarefas que envolvem prensar ou torcer.

A condição é frequentemente associada a movimentos repetitivos e pode ser agravada por atividades como jardinagem, esportes de raquete ou o cuidado com bebês (especialmente o levantamento).

Luxações, entorses e ruptura de ligamentos

Em alguns casos, a dor nas mãos e nos punhos acontece por causas traumáticas. É o caso, por exemplo, de luxações, entorses e ligamentos que se rompem.

No primeiro caso, o problema está em ossos deslocados de sua posição normal em uma articulação. No punho, luxações podem acontecer por quedas ou acidentes automobilísticos, e os sintomas incluem dor intensa, inchaço, deformidade ou incapacidade de mover a articulação. Já o tratamento envolve redução de movimentos, imobilização e, em alguns casos, cirurgia.

Já quanto a entorses e rupturas ligamentares, o problema está em lesões nos ligamentos que conectam um osso a outro nas articulações. No punho, o entorse do ligamento escafolunar é bem comum e costuma acontecer após quedas sobre a mão estendida. Além de dor, os sintomas também incluem inchaço e instabilidade. O tratamento, por sua vez, pode incluir imobilização, fisioterapia ou cirurgia.

Quem trata dor de mão e punho?

Ao notar sintomas como dor articular, fraqueza e dormência em regiões como mãos e punhos, é importante buscar um médico ortopedista, responsável pelo diagnóstico e o tratamento de lesões ou doenças relacionadas às articulações.

É interessante, além disso, buscar um ortopedista de mão, profissional que se especializa nesse membro, bem como doenças que o afetam. Com esse treinamento específico, esses especialistas têm expertise para lidar com as complexidades anatômicas e funcionais dessas regiões, oferecendo abordagens personalizadas.

A Ortogen conta com uma equipe especializada pronta para te orientar o melhor caminho para conseguir alívio da dor nas mãos e punho.

Mais sobre dor na mão e dor no punho

Sim, a dor no punho pode indicar a ocorrência da síndrome do túnel do carpo. Além da dor, outros sintomas dessa condição incluem:

  • Formigamento;
  • Dormência;
  • Fraqueza na mão, especialmente nos dedos polegar, indicador e médio.

Ao notar sintomas assim, é importante buscar a avaliação médica para um diagnóstico adequado e tratamento apropriado.

Deixe um comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required